Cristo Redentor

Monumento é iluminado de vermelho no Dia de Luta contra Aids

No anoitecer desta terça-feira, 1º, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, juntamente com a Sociedade Civil Organizada, vai promover a iluminação do Cristo Redentor em vermelho. A cor, que é símbolo da campanha mundial, dará destaque ao monumento para alertar sobre a importância da solidariedade aos portadores da doença.

Ações em todo país tem reforçado a necessidade de diagnóstico precoce e de prevenção da doença. Em outubro, a CNBB e o Ministério da Saúde lançaram uma parceria inédita: uma campanha para o diagnóstico precoce da Aids. Na parceria, a Igreja é responsável por esclarecer a população sobre a epidemia e incentivar as pessoas a procurarem os serviços de saúde para o teste. Já os serviços, devem acolher, acompanhar e realizar os exames.

Iniciativas em todo mundo, neste Dia Mundial, pretendem ser um apelo para que os países revoguem leis que discriminam pessoas vivendo com HIV, mulheres e grupos marginalizados. O tema tem ainda o intuito de incentivar os países a cumprir os compromissos firmados para proteger os direitos humanos, a Declaração de Compromisso assinado em 2001 para o enfrentamento da epidemia.

O Dia Mundial é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembléia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo