Direitos da Criança

Vaticano promove concerto pelo Dia de Oração pela Criança

O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é celebrado, nesta sexta-feira, 20, com iniciativas no mundo inteiro. O Vaticano abre hoje as portas da Sala Paulo VI para acolher um concerto beneficente intitulado "A luz das crianças". A renda do concerto será revertida para a aquisição de aparelhos de diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, em Roma.

O Dia de Oração foi inspirado na aprovação, há 20 anos, da Convenção sobre os Direitos da Criança, mas só foi institído em maio de 2008, durante o III Fórum Global da Rede Global de Religiões para a Infância (GNRC), realizado em Hiroshima. A proposta é direcionar, neste dia, orações e ações, pessoais ou em grupos interreligiosos, para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças.

Dia de Oração pela Criança no Brasil

Na última terça-feira, 17, em Brasília, aconteceu o lançamento continental  do Dia de Oração, com a colaboração da Rede Global de Religiões (GNRC).

No ato de abertura do evento, foi destacado o significado histórico do encontro, que contou com a adesão e representação das principais tradições religiosas do país, além do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e do Conselho Latino Americano de Igrejas (Clai). Durante a reunião, os participantes pediram a ampliação da oferta de políticas públicas para infância e adolescência como forma de prevenir a violência e gerar oportunidades para que os cidadãos e cidadãs, particularmente a criança e o adolescente, possam se desenvolver integralmente.

Representantes dos católicos, evangélicos, budistas, ortodoxos, religiões afro-descendentes, baha´i, judeus, indígenas e hindus expressaram como as tradições religiosas e as Igrejas assumem o compromisso com a criança e o adolescente.

A enviada do Unicef, Marie-Pierre Poirier, trouxe um breve balanço sobre as mudanças ocorridas após a Convenção sobre os Direitos da Criança. Marie-Pierre lembrou que, nesses 20 anos de vigência da Convenção, o Brasil saiu de uma mortalidade infantil que impedia a sobrevivência de 80 crianças a cada mil para chegar hoje a uma média de 19 crianças para cada mil nascidas vivas.

Ao tratar do tema mundial do Dia de Oração e Ação, o prêmio nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, destacou que a superação da pobreza tem sua relação com o enfrentamento das desigualdades sociais. “Com o empobrecimento, as mulheres, crianças e pessoas que vivem no limiar da pobreza são as principais vítimas”, destacou Esquivel.

Já a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carmem Oliveira, na palestra sobre o tema “Adolescentes em unidades de internação, respeito e dignidade”, ressaltou que é preciso colocar em prática o que está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Enfatizou ainda que as medidas socioeducativas tem como meta proteger e oferecer ensinamentos para o adolescente de modo que volte a conviver bem na comunidade.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo