Vídeo

Hipismo ajuda na recuperação de pessoas com deficiência

Andar à cavalo estimula a coordenação motora, o equilíbrio, além de ser uma ótima terapia. Em São José dos Campos, interior de São Paulo, um campeão de hipismo usa seu talento para ajudar pessoas com deficiências físicas. Ele sonha até em formar atletas para as Para-olimpíadas de 2016 aqui no Brasil.

Assista à reportagem

Dizer que os títulos do campeão brasileiro de hipismo rural, Rico Basano, vieram a galope não é mera figura de linguagem.

A imponência e a força do cavalo fascinam. Mas galopar exige habilidade. Exigências que também beneficiam o tratamento de pessoas com deficiências físicas.

Rico Basano enxergou além da competição, e fundou um instituto que ajuda na recuperação de 14 pacientes. Naiara Caroline de Almeida, 22 anos, nasceu com paralisia cerebral, mas graças ao auxílio da mãe, conseguiu vencer as limitações da doença.

A primeira vitória de Naiara foi perder o medo de animais. Mas há seis meses ela parece mesmo ter ganhado "asas" sobre o cavalo.

Se depender de Rico, Naiara terá sete anos de total apoio para a nova jornada como esportista, nas Para-olimpíadas de 2016.  

Pra quem aprende a se superar todo dia, vencer numa paraolimpíada será apenas consequência.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
    

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo