Desarmamento

Irã e Israel têm diálogo rápido em fórum nuclear

Representantes do Irã e de Israel mantiveram um inédito e breve diálogo no mês passado no Egito durante uma conferência a portas fechadas sobre o desarmamento do Oriente Médio, disse uma autoridade israelense na quinta-feira.

Os dois países participaram do encontro de 29 e 30 de setembro no Cairo da Comissão Internacional para a Não-Proliferação e Desarmamento Nuclear, um fórum extraoficial criado pelos governos japonês e australiano, segundo o site desse grupo.

 

Uma fonte oficial israelense ligada ao assunto disse que em determinado momento o delegado iraniano, Ali Ashghar Soltanieh, perguntou à representante israelense, Meirva Zafary-Odiz, sobre a capacidade nuclear do Estado judeu.

 

"Ela deu suas respostas, e mais tarde a delegação israelense dirigiu uma pergunta no mesmo tom aos iranianos, a qual foi respondida", disse essa fonte, pedindo anonimato, e acrescentando que a conversa ocorreu na sessão plenária, sem que tenha havido uma reunião privada entre as duas partes.

 

O Irã há décadas recusa-se a reconhecer a existência de Israel, e nos últimos anos desperta preocupação do Ocidente e de Israel por causa do seu programa nuclear –embora Teerã insista no seu caráter pacífico.

 

Enquanto as potências mundiais tentam restringir a tecnologia nuclear iraniana, para impedir o eventual desenvolvimento de armas atômicas, analistas dizem que Israel vem examinando opções como ataques preventivos, reforços defensivos e uma diplomacia indireta contra uma ameaça vista como mortal.

 

Acredita-se que Israel possua o único arsenal nuclear do Oriente Médio, algo que o governo não confirma nem desmente.

 

Representantes israelenses e iranianos costumam participar de fóruns da ONU, inclusive a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em cuja sede, em Viena, Soltanieh atua como embaixador. Mas nunca antes, como ocorreu no Cairo, houve um diálogo direto.

Uma porta-voz da Comissão de Energia Atômica de Israel, onde Zafary-Odiz é diretora, confirmou que o diálogo aconteceu, mas não entrou em detalhes.

Siga o Canção Nova Notícias no
twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.co

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo