Religiosidade

Começam festividades do Círio de Nazaré em Belém

As procissões do Círio de Nazaré, em Belém, tiveram início nesta sexta-feira, 9. A imagem da Rainha da Amazônia saiu da Basílica Santuário na primeira das onze romarias que fazem parte da maior festa religiosa do Norte do país.

Assista

A imagem é levada até a Igreja matriz de Ananindeua (PA). O Traslado, que tem previsão de chegada ao destino final às 21 horas, chega a reunir 800 mil fiéis pelo caminho.

Na saída da Basílica, Dom Orani João Tempesta, ex-arcebispo de Belém e atual do Rio de Janeiro (RJ), e o administrador diocesano, monsenhor Raimundo Possidônio, concederam bênçãos aos fiéis. A imagem da Santa faz um trajeto de 55 quilômentros e é conduzida em carro aberto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), adaptado com uma pequena berlinda.

Moradora do bairro do Marco, a aposentada Maria de Lourdes Corrêa, conta que preparou o pátio de casa para assistir ao Traslado desta sexta. "Todos os anos, faço questão de arrumar minha casa durante o Círio. E nesta sexta, quando a imagem passa em frente dela, faço questão de rezar e agradecer pela proteção que Nossa Senhora de Nazaré dá a mim e à minha família", diz Lourdes.

Ao longo do percurso a imagem é saudada com chuvas de papel picado, pétalas de rosas, fogos de artifício, cânticos e orações, entre outras homenagens. Ciclistas e pedestres também rendem suas homenagens.

Lá, a imagem ficará em um palanque armado em frente à Igreja Matriz, onde passará a noite em vigília. Na manhã deste sábado, 10, a imagem será levada pelos devotos na Romaria Rodoviária, a segunda procissão da festividade.

O ápice da festa é o domingo, dia do Círio de Nazaré, quando a imagem retorna em procissão para a Basílica Santuário acompanhada da corda do Círio conduzida por dois milhões de fiéis.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo