Depois de participar da reunião geral do Sínodo africano, esta manhã, 8, o Papa Bento XVI recebeu o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, também conhecido como Abu Mazen. Após a audiência, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou um comunicado.
Segundo a nota, o Santo Padre recordou sua viagem à Terra Santa, e, em seguida, dialogaram sobre a situação no Oriente Médio e, em especial, sobre a necessidade de encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito entre israelenses e palestinos, em que os direitos de todos sejam reconhecidos e respeitados.
A propósito, relevou-se a importância da cooperação e do respeito mútuo entre as partes e do apoio da comunidade internacional. Houve também uma referência à situação dos católicos na Palestina, e mais em geral na região, e a sua contribuição para a vida social e a convivência entre os povos.
Sobre o acordo de paz na região, Abbas afirmou que assim que Israel respeitar os pedidos contidos na Road Map (plano de paz), o caminho em direção à paz no Oriente Médio será breve. Segundo o presidente palestino, o seu governo está "respeitando e aplicando todos os pontos indicados pela Road Map''.
Depois de ser recebido pelo Papa, Mahmoud Abbas se encontrou com o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e com o secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.
À tarde, o Pontífice participa da reunião geral do Sínodo da África e, a seguir, às 18h30 (hora local), assiste a um concerto, no Auditório da Conciliação, para recordar os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com