A cidade de Pádua, no norte da Itália, se despediu hoje do padre italiano Ruggero Ruvoletto, assassinado em Manaus no último dia 19.
As exéquias foram celebradas pelo Bispo de Pádua, Dom Antonio Mattiazzo, e por cinco Bispos brasileiros: Dom Francesco Biasin, Bispo de Pesqueira, Dom Bernardino Marchiò, Bispo de Caruaru; Dom Mariano Manzana, Bispo de Mossorò; Dom Valerio Breda, Bispo de Penedo; e Dom Genival Saraiva de França, Bispo de Palmares.
A cidade natal de padre Ruggero, Vigonovo, homenageia o missionário às 16h, com uma missa na paróquia de Galta, presidida por Dom Bernardino. Ontem, 28, o Centro missionário paduano organizou uma vigília de oração na Catedral de Pádua, onde se realizou o velório.
A junta municipal também homenageou padre Ruggero. No dia 9 de dezembro, será dedicado ao padre um concerto musical no Teatro Verdi.
Despedida em Manaus
Em Manaus, duas missas de sétimo dia lotaram na última sexta-feira, a igreja de Santo Antônio e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. Lideranças religiosas e membros da comunidade onde o padre atuava, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, acompanharam emocionados a missa na catedral, celebrada pelo Arcebispo Luiz Soares Vieira.
Dom Luiz recordou que, apesar da freqüente violência de que são vitimas os sacerdotes na capital, padre Ruggero, (ou Rogério, como era conhecido), foi o primeiro padre assassinado na Diocese de Manaus. "E esperamos que seja o último, pois essa morte mexeu com nossa diocese, nossa cidade e com o país", afirmou.
De acordo com o arcebispo, nos últimos dois meses, o patronato Santa Terezinha, no centro de Manaus, foi invadido por bandidos armados que renderam as religiosas de madrugada, pelo menos cinco igrejas foram assaltadas, um padre foi ameaçado de morte e outro, que estava acompanhado de um bispo, foi vítima de um seqüestro relâmpago.
Leia mais
.: Bento XVI envia nota de solidariedade pela morte de padre em Manaus
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com