A redução do volume da chuva que castigou Santa Catarina, na última semana, trouxe um pouco de alívio para as milhares de famílias que foram atingidas pelos temporais e por um tornado, principalmente nas regiões oeste e sul do estado.
Ao longo da manhã de domingo, 13, o Rio Araranguá, no sul do estado, começou a baixar, depois de ter subido 3,14 metros acima do nível normal e interromper totalmente o fluxo de veículos na BR-101. Segundo a Defesa Civil, por volta do meio-dia, o nível havia caído 6 centímetros, para 3,08 metros.
Com isso, a pista foi liberada, ontem, para o trânsito de caminhões, no trecho entre os municípios de Maracajá e Araranguá, e por volta das 6h desta segunda-feira, 14, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou o tráfego de veículos pequenos.
O tornado que atingiu os catarinenses na noite da última segunda-feira, 7, deixou um rastro de destruição e milhares de desabrigados e causou quatro mortes, no município de Guaraciaba, próximo à fronteira com a Argentina. Guaraciaba foi a localidade que sofreu as piores consequências.
A enchente no sul do estado também obrigou centenas de famílias a saírem de casa e causou a morte de uma senhora de 68 anos, que caiu da carroça, ontem, 12, e acabou se afogando na correnteza, no município de Praia Grande.
Segundo o boletim da Defesa Civil do início da tarde, o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas em todo o estado, incluindo desabrigados e desalojados, era de 12.549. O número de prédios atingidos chegou a 19.553.
O sol, ainda fraco, que começou a aparecer entre as nuvens, já é um bom sinal para quem perdeu tudo ou quase tudo o que tinha, e foi levado pelo vento ou molhado pela chuva. Agora, os moradores das cidades atingidas pelos tornados trabalham na reconstrução de suas casas.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com