A campanha para arrecadar assinaturas para o projeto Ficha Limpa entra na reta final. Em Minas Gerais, estado com maior número de assinaturas, um desafio foi lançado nesta terça-feira, 1º.
Assista à reportagem
"Aqueles que ainda não assinaram, não deram o número do seu título de eleitor, façam isso". Foi o apelo do Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Na manhã de ontem, membros de ONGs, sindicatos e da Arquidiocese de Belo Horizonte, se reuniram no centro da capital para ajudar a fechar a campanha. Muitas pessoas pararam, se informaram e deram sua contribuição para tentar diminuir a corrupção na politica brasileira.
O Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PL) pretende impedir, já nas eleições de 2010, a candidatura de políticos com alguma pendência na justiça. A meta é totalizar 1% de todo o eleitorado brasileiro, cerca de 1 milhão e 300 mil assinaturas.
Minas Gerais está na frente, é o estado que mais recolheu assinaturas para a campanha. Até agora foram mais de 190 mil assinaturas (1,4% do eleitorado mineiro).
Para o fundador da ONG Mãos Limpas, Edgar Amorim, o cenário político no Brasil pode tomar outros rumos, com a aprovação deste projeto.
"É importante que o povo aprenda que ele pode ser o autor do projeto. Com um certo número de assinaturas, ele apresenta o projeto e ele tem a tramitação no Congresso Nacional, normalmente", destacou.
José do Carmo Veiga é diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral em Minas Gerais. De acordo com o juiz, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado é totalmente favorável ao projeto e o considera indispensável para a moralização na politica.
Leia mais
.: Artistas participam de ato público da Campanha Ficha Limpa
.: Confira outras informações sobre as iniciativas do MCCE
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com