Líderes de diversas religiões se encontrarão nos dias 16 e 17 de junho, na sede do Ministério das Relações Exteriores, na Itália, em preparação à cúpula do G-8, o grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo e mais a Rússia.
O encontro dos religiosos foi apresentado nesta segunda-feira, 15, numa coletiva de imprensa dirigida pelo presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, monsenhor Vincenzo Paglia, e pelo subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Vincenzo Scotti, na Sala Marconi, na Rádio Vaticano.
A cúpula terá início oficialmente, na manhã desta terça-feira, 16, com uma visita à cidade de Áquila, devastada em abril por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter, que matou 297 pessoas e deixou outras 50 mil desabrigadas.
Em seguida, os líderes retornam a Roma, para dar início, no período da tarde, aos trabalhos do encontro. Na quarta-feira, 17, o evento prosseguirá no Ministério das Relações Exteriores.
Representando a Igreja Católica, estará presente o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, Cardeal Jean-Louis Tauran. Os trabalhos contarão com a presença também, de uma delegação do Patriarcado Ortodoxo de Moscou.
O primeiro encontro de líderes religiosos em preparação às cúpulas do G-8 realizou-se em 2006, na Rússia. No ano seguinte, o evento foi realizado na Alemanha e, em 2008, no Japão.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com