O Cardeal Secretário de Estado, Dom Tarcísio Bertone, presidiu, esta manhã, 10, em nome do Papa, à celebração das exéquias das 281 vítimas do terremoto, que, desde domingo, continua a abalar a cidade de L’Aquila e as regiões próximas de Abruzzo.
Embora não sejam celebradas Missas na Sexta-feira Santa, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos deu uma dispensa extraordinária, devido aos graves acontecimentos sísmicos na região.
A Santa Missa foi concelebrada pelo arcebispo de L’Aquila, Dom Giuseppe Molinari, pelo secretário pessoal do Papa, Mons. Georg Gänswin, e pelo secretário geral da CEI, Conferência Episcopal Italiana, Dom Mariano Crociata.
Em sua homilia, o Cardeal Bertone disse que esta é uma homenagem, mas, sobretudo, uma oração pelas numerosas vítimas, extirpadas de seus familiares por uma morte tão cruel, sem contar as tantas pessoas que ficaram sem-teto e sem bens.
É o mistério da morte que nos reúne, disse o Cardeal, que nos faz inclinar diante de Deus. Toda a Itália está representada aqui, diante dos inúmeros caixões das vítimas, para demonstrar, nestes difíceis momentos de provação da sua história, quanto são firmes os valores da solidariedade e da fraternidade.
O Papa, disse o Secretário de Estado, jamais deixou de rezar por vocês, desde o início, e hoje envia a sua mensagem de paz a todos.
A morte, concluiu o Cardeal Bertone, nos faz entender que tudo pode cessar de um momento ao outro: sonhos, projetos, esperanças. Tudo acaba. Só permanece o amor! Só permanece Deus, que é Amor. A sua palavra nos conforta e nos assegura que nada pode vencer a força do amor.
Leia mais
.: Papa vai visitar região atingida por terremoto
.: Papa manifesta pesar por vítimas de terremoto que atingiu a Itália
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com