Após dez meses da Campanha Ficha Limpa, a coleta de assinaturas continua acontecendo em todo o país para que seja alcançado 1,3 milhão de assinaturas necessárias ao envio do Projeto de Lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional.
Dioceses, paróquias e entidades da Igreja Católica de todo o país têm sido importantes parceiros nesse sentido. Para reforçar esse apoio e incentivar a coleta de assinaturas nos estados, a Campanha Ficha Limpa, as ações desenvolvidas e as dificuldades enfrentadas, foram apresentadas aos Bispos de Conselho Episcopal Permanente da CNBB, na quarta-feira, 11.
Participaram da apresentação, o diretor da Secretaria Executiva do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Carlos Alves Moura; a secretária executiva do Comitê Nacional do MCCE, Suylan Midlej, e o representante da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP/CNBB), Gilberto Sousa.
Foi lembrada a participação da CNBB na campanha da Lei 9840, quando foi feita uma grande mobilização para coleta de um milhão de assinaturas. Com a Campanha Ficha Limpa, os bispos foram chamados novamente a estimular a coleta em suas dioceses, com o objetivo de atingir mais rapidamente a meta de 1,3 milhão de assinaturas.
A secretária do MCCE apresentou aos bispos o desenvolvimento da Campanha e o número de assinaturas enviadas pelas dioceses, paróquias e entidades da Igreja Católica. os bispos reafirmaram o compromisso de intensificar os trabalhos de coleta de assinaturas em suas dioceses.
Ato simbólico
Em um gesto de apoio à coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa, o bispo da diocese de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro, entregou cerca de oito mil assinaturas coletadas em sua diocese à secretária executiva do Comitê Nacional, Suylan Midlej. As assinaturas são apenas parte do que ainda está sendo coletado.
Segundo Dom Filippo, a mobilização para a coleta de assinaturas em sua diocese teve início no primeiro domingo da quaresma, dia 1º de março. Postos de coleta foram montados em frente às igrejas. A ação da diocese também conta com o apoio da pastoral Católicos na Política e de outros movimentos da Igreja.
Dom Filippo ressalta ainda que a imprensa local vem dando muito destaque para a Campanha. O resultado dos esforços foram cerca de 10 mil assinaturas coletadas em apenas dois domingos. A ação da diocese de Petrópolis continua até o fim de março.
Leia mais
.: Confira outras informações sobre as iniciativas do MCCE
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com