Cinema

Cineasta lança filme sobre mártires japoneses

Os cristãos martirizados no século XVII, no Japão, serão tema do novo filme do cineasta norte-americano Martin Scorsese. O roteiro se baseia na obra "Chinmoku" (Silêncio), do escritor católico japonês Shusaku Endo, que descreve a perseguição sofrida pelos primeiros cristãos japoneses, principalmente na região de Nagasaki.

O romance, escrito em 1966, narra a história de um missionário jesuíta português no Japão, no início do século XVII. Jovem e idealista, o sacerdote se estabelece em Nagasaki, única região do Japão aberta, na época, aos estrangeiros. A obra descreve a severa perseguição aos cristãos, na maioria pobres camponeses que ao se converterem, entravam na clandestinidade.

O título, "Silêncio", evoca o silêncio de Deus diante da cruz de Cristo, narrando a apostasia forçada dos missionários em meio a terríveis torturas. Os romances de Shusaku Endo são um reflexo de sua pesquisa sobre o cristianismo na cultura oriental e sua visão particular da fragilidade humana, do pecado e da graça.

O anúncio do filme se dá poucos meses após a beatificação, em 24 de novembro passado, de 188 mártires cristãos daquela época.

O cristianismo foi proibido durante séculos no Japão; 30 mil japoneses foram perseguidos por serem cristãos em meio à maioria budista e xintoísta. A evangelização católica foi iniciada com o jesuíta espanhol Francisco Xavier, em 1549. Hoje, os cristãos representam 1% da população. Destes, 450 mil são católicos.

O filme de Scorsese será rodado proximamente na Nova Zelândia, estará nas telas em 2010, e para o personagem protagonista, estão cotados os atores Daniel Day-Lewis, Gael García Bernal e Benicio Del Toro.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo