Luta contra o fanatismo e o ódio religioso através do encontro e do conhecimento recíprocos dos fiéis das várias crenças. Esta é a a idéia base de uma iniciativa promovida pela Arquidiocese de Délhi, na Índia, no âmbito das celebrações dos 50 anos de sua criação, ocorrida no dia 4 de junho de 1959.
Durante um encontro promovido por ocasião do Dia da Paz, celebrado pela Igreja indiana no último dia 30 de janeiro, o Arcebispo Dom Vincent Concessao anunciou o lançamento, em todos os bairros da capital, de "círculos da paz", nos quais representantes das instituições, residentes locais e estudantes das escolas de diversas religiões serão convidados a debater o tema da paz e a participarem de seminários sobre como construí-la.
"Estabelecer uma rede de relações entre a nossa comunidade e as demais religiões é importante para deter a difusão da violência e do ódio religioso" na Índia, explicou Dom Concessao a uma platéia de 200 pessoas, quando estavam presentes muçulmanos e hindus.
O organizador da iniciativa, Padre James Toppo, responsável pela Comissão Diocesana Justiça e Paz, recordou à agência Ucan, como as violências sectárias e os atos terroristas são, muitas vezes, cometidos em nome da religião. Por isso – disse padre Toppo – os fiéis de várias crenças têm uma responsabilidade particular na construção da paz. O Dia da Paz foi celebrado pela Igreja indiana em concomitância com o Dia Nacional dos Mártires que recorda o assassinato de Mahatma Gandhi no dia 30 de janeiro de 1948 por mão de um fanático hindu.
Leia mais
.: Diocese cria rede de solidariedade a cristãos perseguidos
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com