Aniversário

Canção Nova celebra 13 anos de evangelização através da internet

Nesta terça-feira, 25, faz 13 anos que a Canção Nova está na internet. O que o internauta visualiza hoje quando digita "cancaonova.com" em sua barra de endereços é bem diferente do que quando tudo começou. Eram cinco páginas desenvolvidas, a princípio, por duas pessoas.

O cancaonova.com se transformou em um portal acessado, hoje, por uma média de 6,5 milhões de pessoas por mês, disponibiliza 22 ferramentas e conta com a colaboração de 107 profissionais que atuam no desenvolvimento, design, programação e elaboração de conteúdo das páginas.

A Canção Nova tem o carisma de evangelizar através dos meios de comunicação. "Nos Nossos Documentos, o fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib deixa essa missão um pouco mais clara afirmando que devemos usar 'todos' os meios de comunicação. Assim, começamos a estudar os novos meios que estavam chegando", afirma o superintendente do departamento de TI da Canção Nova, Jorge Aparecido.

Em 2004, em entrevista ao cancaonova.com, Monsenhor Jonas já se referia à internet acreditando em seu alcance e eficácia. "Que através desse Portal, Ele [Deus] possa atingir a todas as nações, a todas as culturas, a todas as línguas, do jeitinho de Pentecostes, porque logo depois de Pentecostes, vieram pessoas de todas as nações falando todas aquelas línguas e todos foram atingidos. Hoje, a Internet pode fazer isso e eu faço votos que ela realize isso".

Jorge é membro da Comunidade Canção Nova e atua na internet desde os inícios. "Em 1995 elaboramos o primeiro modelo de site e, em 1998, o que seria o portal. Ele foi amadurecendo e chegamos ao que temos hoje, que tem como essência a construção de homens novos para um mundo novo", diz.

Segundo a atual gerente de conteúdo, Willieny Isaías, além de evangelizar, o portal forma e informa. "Além de estar em plena comunhão com a Santa Igreja, é necessário que seja coerente, e que transmita de forma coesa a mensagem", assinala.

O cancaonova.com também tem, hoje, versões em inglês, espanhol e francês. "Como o mundo fala outras línguas, é importante ter um portal acessível a cultura de outros países. Tenho a graça de ir para congressos e encontros onde percebo a receptividade por trabalharmos com outros idiomas", explica a gerente de conteúdo do cancionnueva.com.es, Marisa Reyes.

Embora o número de acessos do cancaonova.com seja considerável e crescente, o superintendente diz que não elabora suas estratégias baseadas na quantidade de hits e, nem mesmo, na comparação com outros portais: "Temos que focar evangelização, atinja ela 100 milhões de pessoas, ou não".

Inovações

O portal da Canção Nova conta, atualmente, com blogs, Wiki CN, Comunidade CN, ferramentas interativas como SMS, fórum, chats, WebTV, PodCast. E, constantemente, tudo é aperfeiçoado. "Não podemos ficar estacionados, assim como não estacionamos lá atrás", diz Jorge já apresentando projetos como ensino à distância, ferramenta de PodCast, nova interface para WebTV e novo conteúdo para o Canção Nova Mobile.

O coordenador de projetos do departamento de TI, André Bittencourt, explica que o desenvolvimento das páginas acompanha o que o mercado apresenta e ressalta o crescimento da estrutura. "Na primeira reestruturação que teve no portal tínhamos três designers e um programador. Hoje temos uma equipe de desenvolvimento com 20 pessoas".

André valoriza, ainda, a interatividade: "É importante escutar o internauta. Assim surgem muitos projetos que são estudados por nossa equipe".

"Somos a primeira WebTV católica e a primeira comunidade de relacionamento católica", ressalta. Falando do conteúdo do portal, hoje também disponível pelo iphone, diz que a Fundação João Paulo II está entre as três empresas que construíram um site da ferramenta antes que esta chegasse ao Brasil. "Assim atingimos um público diferenciado. Por isso sempre procuramos essa inovação, estar à frente", argumenta.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo