Bento XVI

Colaboração entre Igreja e Estado favorecem sociedade pacífica

O Papa Bento XVI recebeu esta manhã, 13, no Vaticano, o novo embaixador da República de San Marino junto da Santa Sé, Sante Canducci, para a apresentação das suas credenciais.

No seu discurso, Bento XVI elogiou a pequena, "mas antiga e ilustre República de San Marino pela sua peculiar identidade marcada em grande parte pela fé cristã e por um patrimônio de valores".

Para o Papa, valorizar a herança greco-romana, enriquecida pelo encontro com o cristianismo, constitui uma oportunidade para que a Europa se torne terra de diálogo e "casa comum" de nações.

Sobre a colaboração entre Igreja e Estado, Bento XVI enalteceu o respeito recíproco e o constante diálogo "como condições para uma laicidade 'saudável', condições indispensáveis para construir uma sociedade onde convivam pacificamente tradições, culturas e religiões diversas".

Bento XVI explicou que "separar totalmente a vida pública de qualquer valor tradicional significaria introduzir-se numa estrada cega e sem saída". Por isso "é necessário redefinir o sentido de uma laicidade que aponte a verdadeira diferença e a autonomia entre os diversos membros da sociedade, mas que conserve as específicas competências num contexto de comum responsabilidade".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo