Pastoral da Saúde

Vaticano analisa Pastoral junto a crianças doentes

Foi apresentada na manhã desta terça-feira, 11, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a XXIII Conferência Internacional promovida pelo Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, sobre o tema "A pastoral no cuidado das crianças doentes".

A conferência, que começa nesta quinta-feira, 13, no Vaticano, tem por objetivo delinear um futuro de esperança para os pequenos doentes. De modo especial, será debatida a questão da mortalidade infantil. A cada ano, 4 milhões de bebês morrem com menos de 26 dias de vida; e este tema nunca foi enfrentado antes de modo tão específico.

O assunto da pastoral na assistência aos pequenos enfermos foi escolhido pessoalmente pelo Papa. De acordo com o Cardeal Javier Lozano Barragán, presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde, existem milhões de crianças doentes: dois milhões e meio são portadores da AIDS, transmitida pelos pais.

Participarão da Conferência especialistas do mundo inteiro, escolhidos com base nos critérios de "realidade, pensamento e ação",  especificou o Cardeal da Cúria romana.

Naturalmente, continua, a Conferência não tratará da cura, mas sim da evangelização da criança doente:

"O que mais me toca é a evangelização, não só a assistência: queremos entender como podemos, concretamente, atuar uma espécie de 'cura da felicidade e da saúde', que desabrocha na salvação eterna. Ou seja, como deixar que as crianças se aproximem do Senhor Jesus. A psicologia, por exemplo, nos ajuda tanto a compreender a idade evolutiva, a entender a criança. Mas, às vezes, nos afasta de Cristo. O que mais me interessa", diz o Cardeal Barragán, é o "Deixem que as crianças venham a mim".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo