Proteção dos migrantes

Fórum nas Filipinas discute migração e desenvolvimento

Realiza-se a partir de hoje, 27, até o próximo dia 30, em Manila, nas Filipinas, o Fórum Global sobre Migrações, que tem como tema: "Dar mais poder aos migrantes no desenvolvimento".

Em um comunicado, a Cáritas Internacional afirma que, durante os três dias de encontro, vai pedir aos governos que se concentrem "na proteção dos migrantes", bem como na promoção do desenvolvimento dos países mais pobres, através do apoio aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, para diminuir as migrações forçadas.

Durante o encontro de Manila, a Cáritas pretende sublinhar a necessidade de "dar mais possibilidade, sobretudo às mulheres, para reduzir o número de pessoas obrigadas a abandonar o próprio país".

Por sua vez, a coordenadora da Caritas Internacional para as migrações, tráfico humano e as questões de gênero, Martina Liebsch, afirmou: "As mulheres, que vão à procura de trabalho no exterior para poder sustentar suas famílias e educar seus filhos, são particularmente vulneráveis à exploração, se não forem protegidas".

Em 2010, a Cáritas Internacional organizará uma conferência para analisar as conseqüências das migrações femininas nas relações sociais, nas famílias e na sociedade em geral.

Nesta segunda-feira, o Papa Bento XVI recebeu a nova embaixadora das Filipinas junto à Santa Sé, Cristina Castañer-Ponce Enrile, para a entrega de suas credenciais e pediu respeito da parte do governo para com os trabalhadores imigrados: "A fim de que sejam respeitados seus direitos e sejam integrados na sociedade, facilitando a possibilidade de que suas famílias possam reunir-se a eles".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo