O Banco Central informou nesta quarta-feira, 22, que mesmo com o agravamento da crise financeira, o crédito no Brasil no mês de setembro cresceu 3,5%. Isso significa que houve aumento nas operações de financimento, no valor de 1 trilhão de reais no mês passado, saldo que corresponde a quase 40% do Produto Interno Bruto do País (PIB).
Mesmo assim, o ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciaram ontem mais três medidas para conter os efeitos da crise financeira internacional no mercado brasileiro.
Assista à reportagem
O Governo ja havia permitido, que bancos em dificuldade vendesse sua carteira e recorresse ao Banco Central em busca de dinheiro. Mas a partir de agora, os bancos públicos vão poder comprar ou ter participação acionária em outros bancos, operação hoje permitida apenas em instituições privadas.
Mantega negou que a decisão tenha haver com a quebra de algum banco brasileiro, e disse que esta é apenas mais uma opção de ajuda.
As ações fazem parte de uma medida provisória já assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A AMB também autoriza o Banco Central a realizar operações de troca de moedas com bancos centrais de outros países.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com