Depois da 2ª mobilização nacional de coleta de assinaturas para a "Campanha Ficha Limpa" que aconteceu no dia 5 de outubro, primeiro turno das eleições municipais, a última contabilização somou nesta semana 410 mil assinaturas. A iniciativa é do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) cujo objetivo é dar transparência à vida pregressa dos candidatos ao executivo e legislativo do país.
Para dar continuidade à Campanha, o MCCE já marcou a 3ª mobilização, que acontecerá no segundo turno das eleições municipais, dia 26. A campanha do MCCE precisa coletar 1,3 milhão de assinaturas para enviar à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei de iniciativa popular.
A coleta do dia 26 será realizada mais uma vez pelos comitês 9840 espalhados pelo país. A mobilização vai acontecer principalmente em locais próximos às seções eleitorais.
Da mesma forma que no primeiro turno, o MCCE contará com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que enviará comunicado a todos os juízes envolvidos no processo eleitoral. A orientação do Movimento é de que a coleta seja feita do lado de fora das seções eleitorais e somente depois de o eleitor votar.
O objetivo do Projeto de Lei é alterar a Lei de Inelegibilidades tornando inelegíveis: as pessoas com condenação em primeira ou única instância por crimes como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas; e no caso dos detentores de foro privilegiado, com denúncia recebida por um tribunal; parlamentares que tenham renunciado para fugir de cassações, entre outros.
Para contribuir com a coleta, qualquer cidadão pode participar da "Campanha Ficha Limpa", durante e após as eleições. Para isso é preciso imprimir o modelo do formulário do abaixo-assinado que está no site do MCCE www.mcce.org.br. Depois de coletadas, as assinaturas deverão ser enviadas para o endereço do Comitê Nacional do MCCE em Brasília.
A "Campanha Ficha Limpa" não tem prazo para finalizar a coleta de assinaturas e continuará até alcançar a meta de 1,3 milhão de assinaturas.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com