Inundações

Nepal declara estado de emergência humanitária

O Nepal está de joelhos, em virtude das chuvas torrenciais das últimas semanas. Os desaparecidos são muitos e a economia do país corre o risco de sofrer um colapso, pela perda, quase que total, das colheitas.

As autoridades declararam estado de emergência humanitária, em razão do excessivo número de desabrigados no leste do país, flagelado por chuvas torrenciais que provocaram o transbordamento do rio Koshi.

Prosseguem as operações de socorro nas áreas mais atingidas pelas inundações: Shreepur, Laudani, Haripur e Kusaha, que contam cerca de 60 mil desalojados: pessoas que perderam suas casas e todos os seus bens, submersos pelas águas.

Nos distritos de Sunsari e Sarlahi, inteiras plantações foram completamente arrasadas, com a perda da principal fonte de sustento da população local.

Por enquanto, não há vítimas fatais a lamentar, mas em muitos núcleos familiares, há pessoas desaparecidas, cujo paradeiro é incerto. Entre esses desaparecidos estão numerosas crianças, que perderam contato com seus pais e parentes.

As autoridades também estão preocupadas com as numerosas carcaças de animais mortos nas enchentes, que poderiam se tornar fontes de infecções e epidemias, agravando ainda mais, uma situação já catastrófica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo