O Brasil conquistou neste sábado o título mais importante da história do vôlei feminino brasileiro ao derrotar os Estados Unidos na final dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Com uma campanha perfeita, o time do agora bicampeão olímpico José Roberto Guimarães enfim conquistou o título que perseguia com uma vitória por 3 sets a 1 contra os Estados Unidos, neste sábado.
Após vencer com facilidade a primeira parcial, pela primeira vez o Brasil perdeu um set na Olimpíada, mas se recuperou com ótima atuação de Sheilla no ataque para conquistar a inédita medalha de ouro olímpica com as parciais de 25-15, 18-25, 25-13 e 25-21.
Na segunda parcial, as norte-americanas comandaram o placar, fazendo o técnico Zé Roberto trocar Mari por Jaqueline para melhorar o passe brasileiro. Porém, a vantagem das rivais já era grande e elas empataram o jogo fazendo 25-18. As brasileiras pareceram não se abater com a derrota e iniciaram o terceiro set com vantagem, melhoraram no saque e fizeram 25-13.
O quarto set foi equilibrado, as norte-americanas abriram 8-6 e a torcida do país, que compareceu em peso no ginásio, se empolgou aos gritos de "USA, USA". Porém, o Brasil conseguiu o empate, 10-10 e virou para 15-13.
A equipe de vôlei feminino conquistou as medalhas de bronze nos Jogos de Atlanta-1996 e de Sydney-2000 e ficou em quarto lugar em Atenas-2004, depois de perder a semifinal para a Rússia num jogo em que desperdiçou seis match points.
O Brasil, que neste ano conquistou o Grand Prix pela sétima vez, arrasou todas as adversárias até a final olímpica por 3 sets a 0.