A Arquidiocese de Madri mobilizou-se imediatamente para oferecer assistência espiritual aos feridos e familiares dos mortos no acidente em Barajas. Segundo fontes do arcebispado de Madri, o capelão do aeroporto, Pe. Alberto García Ruiz, habilitou uma sala para oferecer assistência religiosa aos familiares dos falecidos e feridos.
Por sua vez, a Conferência Episcopal Espanhola, por meio de seu presidente, Cardeal Antônio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madri, expressou seus pêsames e solidariedade às vítimas da tragédia. Em uma nota, o Cardeal Rouco Varela, seus bispos auxiliares e toda a comunidade diocesana lamentam profundamente o acidente e pedem ao Senhor da Vida o eterno descanso das numerosas vítimas e a recuperação dos feridos.
Os bispos pedem a todas as paróquias e comunidades cristãs que se unam intensamente à sua oração pessoal e litúrgica, para que o Deus da misericórdia infinita acolha na luz e na paz a quem morreu, outorgue a saúde aos feridos e console com a esperança da vida eterna todos os familiares.
A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) emitiu também uma nota de pêsames. A Comunidade e a Prefeitura de Madri declararam três dias de luto oficial.