Língua Portuguesa

Processo da unificação do Português pode ser concluído até 2011

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Lisboa, Portugal, junto ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para trabalhar o cronograma de execução do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e que o decreto sobre a unificação na 7ª Conferencia de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os chefes de Estado do Brasil, de Portugal e de outros países que falam a língua portuguesa devem participar de um debate político, fechado à imprensa, para analisar temas como paz, segurança, energia e alimentos. À tarde, os chefes de Estado discutem a unificação ortográfica da língua portuguesa.

A expectativa do ministro da Educação é de que o processo de unificação possa ser concluído no País até 2011.

Segundo o ministro, esta pauta pode ser colocado em consulta pública no Brasil dentro de um mês. Haddad defendeu a unificação ortográfica, que facilitaria a comunicação entre os países que falam português. A unificação da língua portuguesa é um dos temas em debate durante a conferência de hoje. "Imagine a dificuldade, nos organismos internacionais, de tradução de documentos e a dificuldade em fazer com que a língua seja aceita como língua oficial de organismos multilaterais", disse.

A nova ortografia deve começar a ser implantada nos livros didáticos brasileiros em um ano e até 2011 a expectativa é de que todos os livros já estejam adotando as mudanças.

De acordo com o ministro, a ortografia deve mudar muito pouco e a adaptação às mudanças, tanto no Brasil quanto em Portugal, "deve ser relativamente simples". 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo