O diretor da Rádio Vaticano e da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi fez uma declaração sobre a libertação dos reféns na Colômbia:
A notícia da liberação de Betancourt e de alguns outros reféns é naturalmente uma notícia que nos enche de alegria e esperamos também que não seja a única, mas que se trate de um sinal positivo ao qual sigam outros eventos deste gênero, porque são muitas, infelizmente, as pessoas que sofrem da mesma maneira, a violência do seqüestro. Esperamos ainda – continua Pe. Lombardi – que todas essas pessoas possam recuperar a liberdade e que a Colômbia possa esperar em uma pacificação, em um retorno a uma condição de vida mais livre da terrível violência que o está atingindo há muito tempo.
O apelo que o Papa fez várias vezes precisamente nessas intenções e que repetiu recentemente na sua mensagem aos bispos, pelo centenário da Conferência episcopal colombiana, – finaliza Pe. Lombardi – obteve resultado, neste primeiro pequeno fato, importante, mas limitado. Esperamos que verdadeiramente se verifiquem novos eventos, que continuem na mesma linha, a levar a paz para a Colômbia.
Na mensagem que o Papa enviou à Conferência Episcopal da Colômbia ele pediu que cessem as violências, os seqüestros e as extorsões que padecem muitos dos filhos desta amada terra. Pediu ainda a "Deus que acabem o quanto antes essas situações, que tanta dor causaram, e que na Colômbia reine uma paz estável e justa, num clima de esperança e prosperidade".