Neste sábado, 14, o Ministério da Saúde, estados e municípios realizam a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que este ano vacinará cerca de 15 milhões de crianças menores de cinco anos. "A meta corresponde a 95% do total de crianças nessa faixa etária", anunciou o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, durante uma coletiva de imprensa, em Brasília.
Com slogan "Tem que vacinar, não pode bobear", a campanha tem investimento de R$ 11,7 milhões na compra de 28 milhões de doses da vacina contra a poliomielite e outros R$ 5,8 milhões repassados aos estados e municípios para operacionalizar a ação.
Para a realização desta etapa da campanha, estarão mobilizadas, em todo o país, mais de 200 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 70 mil postos de vacinação. O transporte será assegurado por embarcações, automóveis e aeronaves para áreas de difícil acesso.
As campanhas têm por objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil. Por isso, é muito importante que os responsáveis pelos menores de cinco anos levem as crianças para que tomem as gotinhas que protegem contra a pólio.
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia. Portanto, os pais e responsáveis por menores de cinco anos têm um compromisso muito importante: levar as crianças para tomar as gotinhas que protegem contra a poliomielite.