Com o objetivo de aprofundar a integração dos países do continente sulamericano, líderes de 12 países assinaram, em Brasília, nesta 6ª feira, 23, o tratado de criação da Unasul – União das Nações Sul-americanas.
Assista à reportagem
Eles assinaram ontem um tratado para fortalecer a integração entre os países. O tratado prevê cooperações nas áreas social, de educação e econômica, mas, em uma primeira conversa a preocupação girou em torno da produção de energia e de alimentos.
O encontro reuniu os presidentes do Equador, Venezuela e Colômbia em uma semana na qual as tensões aumentaram com a acusação de que as Farc teriam relação com os presidentes da Venezuela, Hugo Chaves e do Equador, Rafael Correia.
Os presidentes aproveitaram o encontro para discutir a criação do Conselho de Defesa Sul-americano. A proposta foi feita pelo Governo Brasileiro e funcionaria como um primeiro recurso para resolver problemas entre os países da América do Sul, evitando que se recorresse a organização dos estados americanos, que têm a intervenção dos Estados Unidos.
A expectativa do Brasil era que com este encontro se oficializasse a criação do Conselho, mas já se esbarrou numa falta de consenso entre os presidentes, especialmente do colombiano, Álvaro Uribe, que já se posicionou contra a proposta. Um grupo de trabalho foi criado para analisar a proposta. A conclusão sairá em 90 dias.