O Pontifício Conselho para os Leigos está promovendo, desde ontem, em Rocca di Papa, nos arredores de Roma, um Seminário Internacional para "refletir e dialogar sobre a realidade dos movimentos eclesiais". Com o objetivo de refletir e de dialogar sobre os novos movimentos eclesiais na Igreja, cem bispos de 53 países e dos cinco continentes, estao reunidos nas proximidades de Roma para trocar experiências sobre as realidades dos novos movimentos. O bispo de Caraguatatuba (SP), Dom Antônio Carlos Altieri, o arcebispo de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira e o fundador da Comunidade Shalom, Moisé Azevedo, representam o Brasil no encontro.
Assista à reportagem
Participaram representantes de comunidades como a de Santo Egídio, Focolares, diferentes realidades da Renovação Carismática Católica, Shalom, Emanuel, Comunhão e Libertação e a Comunidade João XXIII.
Na quinta-feira, parte da tarde foi dedicada aos testemunhos. Dom Alberto Taveira estava na mesa e testemunhou sobre o discernimento dos carismas e alguns critérios práticos.
Na vigília de Pentecostes, há dois anos, os movimentos eclesiais e as novas comunidades foram protagonistas de um extraordinário encontro com o Santo Padre na Praça de São Pedro, no Vaticano.