“Traz para o teu amor os que têm o coração consumido pelo ódio”, pediu o Papa Bento XVI neste domingo, dia 20, em sua visita ao Marco Zero, local do atentado às Torres Gêmeas, em Nova Iorque, no dia 11 de Setembro de 2001, que vitimou milhares de pessoas.
O Papa chegou ao local, ao som dos sinos, não fez nenhum discurso, e sim rezou em silêncio pelas vítimas. Em seguida, acendeu uma vela e fez uma oração em alta voz pedindo “paz para o nosso mundo violento”. Lembrou das vítimas dos ataques, os inocentes e os heróis, policiais, bombeiros e os membros dos serviços de emergência.
Bento XVI rezou, ainda, pelos feridos e famílias das vítimas, pedindo que encontrem “coragem e esperança” para continuarem a vida. E recordou as vítimas dos atentados do Pentágono e da Pensilvânia.
O Pontífice concluiu a oração pedindo aos sobreviventes de que as vidas ali perdidas não “tenham sido perdidas em vão”, chamando todos a “trabalhar sem cessar por um mundo em que a verdadeira paz e o amor reinem entre as nações e nos corações de todos”.
Após a oração, o Papa abençoou os presentes e recebeu alguns familiares das vítimas dando sua palavra de conforto, pessoalmente.
O Papa Bento XVI encerra hoje sua visita apostólica aos Estados. A tarde, o Santo Padre celebrará uma Missa no Estádio dos Yankee. Ao final da Tarde participa de uma cerimônia de despedida no aeroporto, e então volta para Roma.
A chegada em Roma está prevista para as 10h45 desta segunda-feira, 21.