Nós, Bispos do Brasil, reunidos na 46ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Itaici, SP, nos unimos solidariamente às famílias desabrigadas pelas fortes chuvas na Região Nordeste.
São afetados, de maneira especial, os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com mais de 400 mil pessoas atingidas.
Agradecemos a Deus pela abundância das chuvas e os benefícios que elas trazem. No entanto, não podemos esquecer as causas que provocam o desequilíbrio da natureza que cria situações de calamidade, nas quais as populações, em precárias condições de vida, são sempre as mais atingidas.
Solidários com nossos irmãos e irmãs, convocamos a sociedade em geral para se empenhar em favor das famílias que perderam seus entes queridos, moradias, plantios e rebanhos.
Urge uma atenção especial e imediata, que entendemos ser de responsabilidade, primeiramente, do Estado, com políticas estruturais, tais como as de convivência com o semi-árido, na perspectiva de um desenvolvimento local sustentável.
Ante esse quadro de sofrimento coletivo, nossa sensibilidade pastoral se manifesta “também na caridade que em qualquer lugar anima gestos, obras e caminhos de solidariedade para com os mais necessitados e desamparados”. (Documento de Aparecida, n. 7)
A CNBB, através da Cáritas Brasileira, já se colocou à disposição para contribuir na organização de iniciativas de solidariedade, somando com as já existentes, favorecendo ações estruturantes e de protagonismo das pessoas, em situação de emergência.
Que o Deus da vida conceda força e coragem às famílias e nos conserve unidos na esperança, no amor, na fé e na solidariedade.