A espiritualidade da Divina Misericórdia é o foco do Congresso Mundial que reúne milhares de pessoas nesta semana, em Roma. A devoção, difundida a partir da experiência da santa polonesa Faustina Kowalska, foi aprofundada por meio de conferências, na busca de uma verdadeira pratica entre cristãos.
Na manhã desta quinta-feira, dia 3, o presidente do Congresso Cardeal Christoph Schönborn, tratou do verdadeiro sentido da misericórdia, apontando que esta "é uma atitude fundamental do homem", e não "um sentimento vago de amor universal". Denunciou que a eutanásia é apenas uma forma de tentar "embelezar" a morte de um doente.
A história da devoção, tesouro da Igreja, foi tema da conferência trazida pelo Cardeal da Lituânia, Dom Audrys Backis, que trouxe detalhes a respeito do quadro e dos escritos de Santa Faustina, hoje conhecidos em todo o mundo.
Assista à reportagem
A festa da Misericórdia, hoje celebrada por toda a Igreja, foi instituída pelo Papa João Paulo II, no ano 2000.
O Congresso Apostólico Mundial da Misericórdia teve início nesta quarta-feira e continua até o próximo domingo, dia 6. A programação traz, além das conferências, workshops é apresentações artísticas.