Tratar a pressão alta é um ato de fé na vida. É o lema da Campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia e Associações de Pessoas com Hipertensão.
O objetivo da Campanha é alertar a sociedade para o cuidado com a hipertensão, dado que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inclusive a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo, chegando a 75% das mortes nos países das Américas e Caribe. No caso do Brasil, 62,8% do total de mortes por causas conhecidas, em 2004, estavam relacionadas à DCNT.
Para tanto, no dia 23 de fevereiro, os organizadores da Campanha reuniram-se com o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, para solicitar apoio à Campanha, que terá seu auge no dia 26 de abril, quando se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. "Propomos uma Campanha ecumênica, na qual todas as religiões e cultos se dediquem à sensibilização da comunidade a fim de que, na semana de 20 a 26 de abril, sejam convocados todos os fiéis para adesão à campanha e controle da pressão arterial", afirma a mensagem entregue a Dom Dimas pelos presidentes das instituições promotoras da Campanha.
Como forma de apoio, Dom Dimas pediu aos organizadores que elaborassem uma cartilha dos 10 mandamentos da Hipertensão e sugeriu que a a Campanha fosse estendida ao longo do ano. Durante a Assembléia dos Bispos, o secretário-geral da CNBB irá reforçar os objetivos da Campanha por meio de um material explicativo preparado pelos promotores da Campanha. Outra idéia é fazer com que tal material chegue às mais de 15 mil paróquias brasileiras.
A hipertensão, segundo a SBH, é a maior causa de derrames cerebrais, insuficiência renal ou paralisação dos rins, infarto do coração, insuficiência cardíaca, angina do peito, lesões nas artérias e alterações na retina que podem levar à cegueira. É conhecida como "inimiga silenciosa", dado que muitas vezes o paciente não sente nada.
Informações sobre a Campanha pelo e-mail: imprensa@sbh.org.br