A produção de ovos de Páscoa este ano deve crescer 7% em relação a 2007. Com este aumento na produção, o brasileiro também pode preparar o bolso porque o preço pode ficar até 5% mais caros.
Assista à reportagem
A produção deste ano, segundo especialistas, deve atingir 23 mil toneladas, que correspondem a mais de 100 milhões de ovos. A produção de ovos artesanais deve ser responsável por outras 3,5 mil toneladas, totalizando pouco mais de 26 mil toneladas de produtos de Páscoa. Esse volume representa cerca de 7,5% da produção anual de produtos de chocolate no Brasil.
"Nós estamos nos preparando desde setembro do ano passado p ara dar conta da demanda e este ano a produção cresceu bastante superando as nossas expectativas", explica a gerente de produção Patrícia Onakado.
O Brasil é o terceiro maior produtor de chocolate ficando atrás dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. O consumo per capita gira em torno de dois 2,5 quilogramas por ano mas este número pode variar de acordo com cada região do País. Em São Paulo por exemplo, a média de consumo anual é de quase quatro quilos por habitante.
Já para o bolso do consumidor o aumento deve ficar em torno de 5%. Este reajuste está baseado nos aumentos do cacau, leite e açúcar, além das embalagem e da mão-de-obra. O faturamento das empresas com a Páscoa deste ano está avaliado em R$ 770 mi, 12% a mais do registrado em 2007. Esse aumento deve gerar a abertura de 25 mil postos de trabalho, sendo 40% na produção e 60% na comercialização.
Nesta empresa que cuida da distribuição dos ovos de Páscoa não os estoques já estão quase no final. Segundo a diretora de novos negócios da empresa, esta foi a melhor Páscoa dos últimos cinco anos. "Trabalhamos sempre com um planejamento para que na hora não haja problemas de armazenamento e distribuição. Quanto antes programanos esta logística, melhor para o fabricante e para o consumidor que vai encontrar o produto no ponto de venda". explica Mônica Canova Passos.