Fidel Castro anunciou nesta terça-feira, 19, que não voltará a governar Cuba, despedindo-se do poder após ficar 49 anos como presidente do país.
Aos seus 81 anos de idade, Fidel escreveu uma mensagem, publicada hoje pelo jornal oficial do Partido Comunista Cubano, o Granma, afirmando que não aceitará o cargo de Presidente do Conselho de Estado. Ele afirma não ter se recuperado da enfermidade que o afastou do poder há um ano e meio.
O novo presidente será anunciado no domingo, 24, pelo Parlamento Cubano. O candidato mais provável para suceder Fidel é seu irmão Raúl Castro que o substitui no poder, desde julho de 2006.
Cuba é uma república socialista, organizada segundo o modelo Marxista-Leninista, da qual Fidel Castro é o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República), e que governa desde 1959 como chefe de governo e a partir de 1976 também como chefe de estado e comandante em chefe das forças armadas.
.: Secretário de Estado do Vaticano chega a Cuba amanhã