O Cardeal Paul Josef Cordes, presidente do Conselho Pontifício "Cor Unum", vai estar na Índia de 15 a 19 de Fevereiro, a convite da Conferência Episcopal local, para abordar a ação social da Igreja neste país.
Segundo comunicado do organismo do Vaticano responsável pela promoção de iniciativas sociocaritativas e humanitárias, a visita quer "reforçar o testemunho da Igreja Católica no campo caritativo, que continuar a tornar-se visível através de muitas obras".
Dados revelados neste comunicado assinalam que os cristãos geram 20% das escolas básicas indiainas, 25% das estruturas de apoio a órfãos e viúvas e 30% das leprosarias e estruturas de assistência aos doentes de AIDS.
O Cardeal Cordes irá encontrar-se com os Bispos, reunidos em assembléia plenária na localidade de Jamshedpur. Perante os prelados católicos da Índia, o presidente do "Cor Unum" vai apresentar uma reflexão a partir da primeira encíclica de Bento XVI, "Deus caritas est".
A primeira etapa da viagem será uma visita ao túmulo de Madre Teresa de Calcutá, para depois prosseguir em casas para os pobres e marginalizados que a religiosa fundou.
A Santa Sé lembra que a Índia, com mil e duzentos milhões de habitantes, está "em pleno desenvolvimento do ponto de vista econômico e social, com consequências importantes para as organizações que trabalham no âmbito caritativo". "Hoje emergem novos desafios e oportunidades", refere o Cor Unum.