O Papa Bento XVI nomeou o sacerdote espanhol Carlos Simón Vázquez subsecretário do Conselho Pontifício para a Família, segundo informou nesse sábado a Sala de Informação da Santa Sé.
Sacerdote do clero de Cáceres, onde nasceu a 2 de junho de 1965, Carlos Simón é licenciado em Medicina pela Universidade de Navarra e doutor em Teologia Moral pela Universidade Lateranense de Roma, informa a agência SIC, serviço de informação da Igreja Católica na Espanha.
Padre Símon atuava como pároco em sua diocese e lecionava Teologia Moral no Instituto Superior de Ciências Religiosas Nossa Senhora de Guadalupe, de Extremadura, e na Faculdade de Teologia do Norte da Espanha, em Burgos.
Coordenador do primeiro Dicionário de Bioética em língua espanhola, o doutor Simón é um reconhecido especialista nesta matéria, da qual escreveu numerosos artigos e ministra conferências em numerosas universidades e congressos especializados. Além do espanhol, o novo subsecretário fala italiano, inglês e francês.
O Conselho Pontifício dedicado aos assuntos da família, que foi criado em 1981 pelo Papa João Paulo II, é presidido pelo cardeal colombiano Alfonso López Trujillo.