Agência de Aviação Civil

Anac inicia Operação Carnaval 2008 nos aeroportos do País

A Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, inicia hoje a Operação Carnaval 2008 nos aeroportos do país para apoiar os passageiros em períodos de grande movimento.

A Operação será dividida em duas etapas – A primeira será de 31 de janeiro a 2 de fevereiro e compreenderá os aeroportos paulistas de Congonhas e Guarulhos, do Galeão (RJ), de Brasília (DF) e de Porto Alegre (RS). Esses aeroportos concentram cerca de 80% do tráfego aéreo do país e terão grande fluxo de saída de passageiros rumo a outros estados nos dias que antecedem o Carnaval.

E a segunda, de 6 a 10 de fevereiro, que será caracterizada pelo fluxo de retorno, com forte tráfego de passageiros saindo de cidades que recebem turistas durante o Carnaval, a Operação envolverá os aeroportos de Rio de Janeiro, Salvador (BA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), além de Congonhas, Guarulhos e Brasília.– e envolverá cerca de 260 servidores, que atuarão em 10 aeroportos.

O principal esforço será no check-in das companhias aéreas. As equipes da ANAC, identificadas com o colete azul, irão se revezar em turnos para atuar na solução dos problemas, principalmente nos casos de grandes atrasos e cancelamentos de vôos, de forma que nenhum passageiro deixe de embarcar.

A ANAC terá também servidores durante 24 horas nos centros de operação das quatro maiores empresas aéreas (TAM, Gol, Varig e OceanAir). Nesses centros, os fiscais acompanharão a situação da malha aérea de cada empresa, com acesso rápido às informações de todos os vôos. Isso permitirá um fluxo mais rápido de comunicação, agilizando a tomada de decisões das equipes da ANAC nos aeroportos.

A Agência fará ainda uma integração com a Polícia Federal e o Juizado da Infância e Juventude em cada aeroporto, durante o período de Carnaval.

Identificação de passageiros

Para embarcar em vôos domésticos, todo passageiro é obrigado a se identificar com um documento original com fotografia e que esteja dentro do prazo de validade como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira de motorista, carteiras de identidade de conselhos regionais e federações trabalhistas (tais como OAB, Crea, CRM, Fenaj etc.), e também aqueles emitidos por órgãos públicos federais, como Ministérios

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo