Meio Ambiente

Desmatamento crescente na Amazônia preocupa governo

Dados divulgados pelo Inpe mostram que de agosto a setembro do ano passado mais de 3,2 mil quilômetros quadrados foram devastados na região amazônica. Esta é a estimativa de um número que pode ser ainda maior.

O número preocupa já que nos 12 meses anteriores a área atingida foi de 11 mil quilômetros. Por isso os ministros foram chamados à pressas para uma conversa com o presidente Lula nesta quinta-feira, 24.

A ministra do Meio Ambiente responsabilizou o período de grande estiagem e os fazendeiros que desmatam para plantar soja. O ministro da Agricultura saiu na defesa e disse que a área plantada não aumentou nos últimos anos.

36 municípios em quatro estados são responsáveis por 50% de todo este desmatamento. É por isso que o presidente Lula vai chamar governadores e prefeitos dessas regiões para acertar os ponteiros já que a maior parte dos estados são governados por partidos aliados ao governo.

O presidente precisa do apoio dos governos locais para reforçar a fiscalização e evitar ainda mais o avanço do desmatamento. O estado que registrou a maior área desmatada foi o Mato Grosso seguido do Pará, Rondônia e Amazônia. Para 36 municípios dessas regiões foram definidas ações prioritárias para inibir a ação dos madeireiros.

Assista a reportagem

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo