Um Protocolo de Intenções com vistas a promover ações que estimulem o debate sobre ética e cidadania foi assinado pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, pelo presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado Ricardo Izar, e mais dez instituições entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O ato de assinatura ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, no gabinete do presidente da Câmara. O sub-secretário geral da CNBB, Padre Luiz Majella Delgado, representou a Conferência dos Bispos.
Entre os compromissos dos signatários do Protocolo está o de "planejar ações" com vistas à "elaboração de projeto de estudo sobre a ética na sociedade brasileira, objetivando a confecção de material didático-pedagógico, destinado a estimular a participação e conscientização da população brasileira".
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, que também assina o Protocolo, afirma que a OAB pretende mostrar à população que ela é responsável pelos políticos que estão no governo, inclusive pelos corruptos: "Ela é cúmplice quando vende o seu voto ou é omissa quando sabe da compra do voto e não denuncia. Nós estimulamos, nesta campanha de combate à corrupção eleitoral, que a população se torne ativa e ela própria fiscalize as eleições".
Ele afirmou que a intenção das ações que serão desenvolvidas é justamente estimular a sociedade a mudar o comportamento individual, o que contribuirá para mudar o perfil do Congresso.