Nesta manhã o Papa Bento XVI visitou a igreja de Santa Maria do Rosário aos Mártires Portuenses, na periferia sul da capital. Esta é a quinta visita dominical de Bento XVI a uma paróquia romana.
Na homilia da missa celebrada aos moradores do bairro, o Papa lembrou que bem ali perto se encontram as catacumbas de Generosa, onde a tradição diz que estão sepultados três irmãos mártires: Simplício, Faustino e Beatriz – vítimas da perseguição do ano 303. “Hoje, embora em outras maneiras, a mensagem de Cristo ainda é contrastada, e os cristãos, hoje como no passado, são chamados a explicar a sua esperança, a oferecer ao mundo o testemunho da Verdade do Único que salva e redime”.
Explicando aos fiéis o significado do Advento, o Papa disse: “Devemos nos despertar do sono da rotina e da mediocridade, devemos deixar de lado a tristeza e o desânimo… Precisamos revigorar os nossos corações, porque o Senhor está perto de nós”.
A visita de hoje foi programada em coincidência com a inauguração da nova igreja paroquial.
Em 1998, Papa João Paulo II esteve no local onde hoje se situa a nova igreja, e Bento XVI recordou aquela ocasião, frisando que a liturgia da dedicação constitui uma ocasião de intensa alegria espiritual para todo o Povo de Deus que vive naquele bairro. O Papa diz que se une à legítima satisfação dos fiéis do bairro, por terem finalmente uma igreja acolhedora e funcional.
Com o Papa, concelebraram a missa o cardeal vigário, Camillo Ruini, dom Benedetto Tuzia e dom Ernesto Mandara – bispos auxiliares da diocese – o pároco, o irlandês pe. Gerard McCarthy, e mons. Massimo Camisasca, superior geral da Fraternidade Sacerdotal dos Missionários de São Carlos Borromeu, aos quais é confiada a pastoral na paróquia.
Após a cerimônia, o Papa teve um encontro no salão da paróquia com cerca de 300 crianças do bairro, que se preparam para a Primeira Comunhão ou a Crisma. O salão também foi inaugurado hoje, e se intitula Bento XVI. Um menino leu a saudação ao pontífice, dizendo que as crianças ‘querem viver uma grande aventura com Jesus. E assim, pedem ao Santo Padre que lhes ajude a crescer na fé e a testemunhá-la.
Como resposta, o Papa recordou aos pequenos fiéis os tantos exemplos de santos, ‘que nos garantem que estamos no caminho certo’.
Ao despedir-se, Bento XVI disse admirar os fiéis que o aguardavam fora da Igreja, devido ao intenso frio no local. “Se vê que vocês têm uma fé realmente forte” – afirmou o papa sorrindo.