Entrega do Anel Cardinalício

'Os cardeais são chamados a dar a vida pela Igreja' afirma Papa

"A Festa de Cristo Rei oferece a celebração de hoje um cenário significativo", declarou Bento XVI na celebração de entrega do Anel Cardinalício aos novos Cardeais.

Aos milhares de fiéis, que deram um colorido especial à Basílica Vaticana, e aos Senhores Cardeais, o Pontífice falou sobre a importância da Festa Litúrgica de Cristo Rei, sobre a qual a liturgia oferece textos de profunda reflexão. "Nós nos encontramos ao lado de um imponente afresco com três grandes cenas: Crucificação, a Unção de Davi e o Hino Cristológico com o qual São Paulo dá início à Carta aos Colossenses", afirmou Bento XVI.

O Pontífice recordou que no momento da crucificação, Jesus manifesta toda a sua realeza diante de reações opostas aos pés da cruz, de pessoas que afirmavam: "Se você é o Messias, salva-te a ti mesmo", quando Cristo revela sua glória permanecendo na cruz como o Cordeiro Imolado.

"Assim, com o Anel Cardinalício, vocês são chamados a dar a vida pela Igreja", declarou o Santo Padre.

Em seguida, Bento XVI recordou o "perfil corporativo" da realeza a partir da Unção de Davi, pois os anciãos de Israel fazem um pacto com ele [Davi], declarando formar com ele uma só coisa.

"Nesta Celebração Eucarística queremos renovar com Deus, renovar com Ele a nossa amizade (…) e formar Contigo uma coisa só", declara o Sumo Pontífice.

Ao falar da terceira cena, o Hino Cristológico da Carta aos Colossenses, Bento XVI lembrou que pela redenção de Cristo fomos inseridos no Reino de Deus, tornando-nos parte do Corpo místico de Cristo.

"Diante deste Rei – destacou – nos enchemos de alegria e ao mesmo tempo de responsabilidade de servir este Rei, testemunhando-O através da vida e das palavras".

Com voz forte, sublinhou que é dever principal dos Cardeais anunciar ao mundo a verdade de Cristo, esperança para cada homem e para toda a humanidade.

Por fim, Bento XVI ressaltou a necessidade dos Cardeais empenharem-se pela paz e unidade: "A oração pela paz e unidade constitua a vossa primeira e principal missão, para que a Igreja seja sinal de unidade para toda a humanidade" conclui.

Anel Cardinalício

"Sinal da nova dignidade, de solicitude pastoral e de união mais sólida com a fé do Apóstolo São Pedro". Durante seu pronunciamento, o Santo Padre diz a cada um: "Receba o anel da mão de Pedro e seja conhecedor de que com o amor do Príncipe dos Apóstolos se reforça seu amor para a Igreja".

:: Fotos do Consistório Ordinário Público

:: Fotos Cardeais recebem cumprimentos no Palácio Apostólico

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo