Conscientização

Campanha alerta população sobre o câncer de pulmão

A Associação Brasileira do Câncer realiza hoje, 22 de novembro, das 6h30 às 16h, em parques de seis cidades brasileiras, a campanha de conscientização sobre o câncer de pulmão, chamada “Consciência Viva”. A iniciativa tem como principal objetivo alertar e informar a população sobre formas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos do tipo de câncer mais comum e o que mais mata no Brasil e no mundo: o câncer de Pulmão.

Por meio de folhetos explicativos, orientações e do apoio de representantes da entidade, informações e esclarecimentos a respeito da doença serão transmitidos para a população. Todos que passarem pelo local do evento poderão também plantar ou levar pra casa uma muda de árvore, como um símbolo de vida e estímulo a aproximação com a natureza. Ao todo, haverá o plantio de 2.700 mudas de árvores, quantidade equivalente a 10% de todos os casos de câncer de pulmão diagnosticados em 2006 no Brasil – 27 mil.

“Nosso desafio é disponibilizar o máximo de informação segura e correta para o maior número de pessoas”, afirma a presidente da associação, Vitória Herzberg, ao comentar a importância de explicar o que é a doença, quais são as causas e sintomas, como é possível se chegar ao diagnóstico precoce e quais os tratamentos mais modernos que podem contribuir para uma vida melhor. “O plantio das árvores simboliza o cultivo de ‘vida’, afinal, hoje já é possível melhorar a perspectiva de vida com tratamentos modernos”, completa.

A campanha será realizada simultaneamente nas seguintes cidades: São Paulo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília.

Dados e fatos sobre câncer de pulmão

A doença é a que mais acomete pessoas em todo o mundo, com 1,3 milhão de novos casos diagnosticados a cada ano. Dados internacionais apontam que a cada 30 segundos uma pessoa morre vítima de câncer de pulmão. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, INCa, mais de 27 mil novos casos foram diagnosticados em 2006 no Brasil.

O câncer de pulmão é desencadeado quando, de forma desordenada e sem controle, as células presentes no pulmão se dividem e se reproduzem dando origem a uma lesão tumoral. Um dos principais problemas é que grande parte dos pacientes só descobre a doença na fase avançada, quando se torna praticamente incurável.

Segundo a Sociedade Européia de Oncologia (ESMO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos de câncer de pulmão no mundo estão relacionados ao tabaco. Particularmente para os fumantes passivos, um dado alarmante: o risco do desenvolvimento de câncer de pulmão é de 25% para companheiros de fumantes e de 17% em ambientes de trabalho. E este dado ganha um peso ainda maior, quando se trata de uma doença classificada como epidemia global – o câncer de pulmão é o tipo de câncer que mais mata no mundo (1,3 milhão de pessoas diagnosticadas por ano x 1,2 milhão de mortes).

A maneira mais fácil de se diagnosticar o câncer de pulmão é através de um raio-X de tórax, complementado por uma tomografia computadorizada. Os sintomas podem ser considerados comuns aos fumantes – tosse, chiado, ronco, dor no tórax, falta de ar e pneumonite -, o que leva muitos deles a não se preocuparem. Vale lembrar ainda que o mal não atinge somente àqueles que fumam.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo