"A Palavra de Deus"

Tema do próximo sínodo dos bispos é fruto de consulta eclesial

Em entrevista à edição diária italiana do jornal L´Osservatore Romano, o secretário geral do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa para outubro de 2008, lembra que o tema "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja", a ser debatido, é resultado de ampla consulta feita às Igrejas. 

"Este tema reflete a expectativa da Igreja universal. No Sínodo precedente, há dois anos, já surgiu o tema da Palavra de Deus como prioritário e, em nome do Santo Padre, pedi por escrito aos responsáveis das Igrejas orientais 'sui iuris', aos presidentes das Conferências Episcopais, aos chefes dos Dicastérios da Cúria Romana, ao presidente da União dos superiores gerais, que propusessem temas oportunos para tratar", recorda o secretário.

"As respostas indicaram que o tema da Palavra de Deus não é, portanto, um tema que o Papa escolheu por acaso, mas o fruto de uma ampla consulta eclesial".

De acordo com Dom Eterovic, a Secretaria do Sínodo tem recebido muitas contribuições de fiéis leigos "que vivem profundamente o sentido desta grande experiência comunitária". "Uma feliz coincidência é que o Sínodo se realize no ano paulino convocado pelo Papa. Com São Paulo, também nós estamos convidados a redescobrir e anunciar a Palavra de Deus", considera.

O secretário entende que é preciso ajudar os fiéis a conhecerem mais a Bíblia e aponta o Catecismo da Igreja Católica como caminho para atingir esse objetivo. "O desafio que temos é o de ajudar as pessoas a aproximarem-se cada vez mais da Palavra de Deus. Para muitos, o ponto de contato com a Sagrada Escritura é unicamente a liturgia dominical. É positivo, mas precisamos de mais. Deve-se impulsionar que se respire a riqueza da Escritura, por exemplo, através da experiência da Lectio divina".

Dom Eterovic lembra, ainda que o Sínodo tem um objetivo pastoral. "Aprofundando nas razões doutrinais, pretende-se estender e reforçar a prática de encontro com a Palavra como fonte de vida nos diferentes âmbitos da experiência. Os fiéis saberão depois traduzir as indicações que daí se derivam para sua vida pessoal, familiar e social. Assim, a Palavra de Deus terá uma incidência cada vez mais evidente", sublinha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo