No terceiro dia do 2° Congresso Europeu das Novas Comunidades representantes da Igreja Anglicana, a comunhão das Igrejas Episcopais e Greco-Católicas partilharam suas experiências de unidade.
O Reverendo Sean Larkin, arcebispo da Igreja Anglicana ressaltou a primazia de Pedro no encargo de cuidar da Igreja fundada por Jesus Cristo. Disse também que a Europa enfrenta o desafio de colocar Deus em seu devido lugar e que os cristãos sejam eles, evangélicos ou católicos precisam ser um dom para que todos creiam que Deus existe e que é Amor.
O Rev. Anthony Palmer da mesma comunhão deu seu testemunho pessoal ao encontrar em Jesus Cristo o modelo do homem carismático, evangélico, de justiça social, contemplativo, santo e sacramental. Disse que em sua vida faltava a dimensão sacramental que ele encontrou na Igreja Católica.
Atualmente sua esposa e filhos pertencem à Igreja Católica, na qual ele se orgulha muito. Mas permanece na sua condição por amor a Deus e a missão. Ele prefere ser menos que um cachorrinho, como narra a passagem do Evangelho da Cananéia, para desta forma ser uma ponte de unidade entre a Igreja Católica e Evangélica.
Alan Fonseca, bispo da Igreja Anglicana fez um momento especial de oração pedindo o Batismo no Espírito Santo àqueles que não haviam recebido. Chamou Padre Jonas e Matteo Calise a frente para partilhar como ele se sentiu tocado em sua visita à Canção Nova, em Cachoeira Paulista. Disse que o Padre Jonas é um modelo de apostolado para o Mundo e como o profeta Elias ele ungirá seus seguidores, para continuarem a missão com o mesmo testemunho.
Quanto a Matteo Calise, disse a ele que hoje é o tempo de Graça, para que ele com a Unção de Deus faça crescer ainda mais a atividade ecumênica em todo o mundo. No final da manhã, houve a celebração da Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Assis Dom Giuseppe Chiaretti.
E na noite deste sábado, Ricardo Sá fez um show com as músicas de seu CD em italiano Mio Tutto.
Saiba mais sobre este Congresso
O Congresso Europeu das Novas Comunidades, que começou na quinta-feira, 1º, em Assis, na Itália, é o segundo que acontece na Europa, o primeiro aconteceu em Fátima-Portugal, em 2003.
A iniciativa é da Fraternidade Católica, da qual Matteo Calise é o presidente e Padre Jonas Abib o vice-presidente, com o objetivo de reunir os representantes das Novas Comunidades para partilhar suas experiências. O Congresso Internacional das Novas Comunidades aconteceu no Brasil, no ano passado, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista – SP.
O Congresso acolhe também integrantes de outras denominações, que também vivenciam a experiência da RCC e se sentem inseridos nesta realidade de Novas Comunidades, isso é, na experiência de Pentecostes. No total, participam do encontro cerca de 300 pessoas.
O Evento termina neste domingo, 4 de novembro.
Leia mais:
.: Anglicanos Irlandeses querem ingressar na Igreja Católica