Você já deve ter ouvido falar em vela virtual. Pois é, este é mais um recurso que vem sendo usado por sites católicos. A idéia é promover a interatividade dos usuários e contribuir para a evangelização.
Católicos usuários de internet estão descobrindo que o fato de estar online pode aproximá-los ao seu santo de devoção. É o que acontece, por exemplo, quando o site do Santuário Nacional de Aparecida é acessado. De qualquer lugar do mundo, internautas podem acender virtualmente uma vela.
Para a Padroeira do Brasil, o recurso já existe a oito anos e, segundo o representante do Santuário Nacional, Padre Vicente André, a vela virtual aproxima os fiéis de Deus: "imagine alguém com o desejo profundo de vir até o Santuário mas mora muito distante e, pela internet acessa e acende a sua vela. No coração a pessoa tem aquela experiência de estar presente aqui, fazendo a sua luz brilhar junto de Deus".
Criado em 2007, o site do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão, disponibiliza também a vela virtual. Mais de 250 mil velas já foram acesas este ano. Na página da internet o devoto deixa o seu nome, cidade e digita suas intenções. Depois pode acompanhar a queima da vela durante os nove dias.
“A internet é somente um meio virtual por onde a pessoa pode rezar. Não é para deixar de ir à missa, de cumprir suas obrigações de católico”, explicou o administrador do site Frei Galvão, Leonardo Capolli.
Cada vez mais a internet vem sendo usada como meio para encontrar caminhos e diminuir distâncias e, agora, a rede mundial de computadores está facilitando também a evangelização.
A eficácia das orações via internet já podem ser tocadas. Uma devota do exterior testemunha através de uma carta e comprova pelo exames médicos a graça alcançada.
Segundo o Prof. Felipe Aquino, apresentador da Escola da Fé, na TV Canção Nova, "o mais importante disso tudo é a fé da pessoa, é a devoção. O fato de acender uma vela virtual no computador é um sinal dessa fé. Então tem o seu valor e seu significado", explica.