O Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, enviou uma Mensagem aos Catequistas do mundo inteiro, no último dia 18, festa de São Lucas Evangelista.
Neste primeiro ano de seu serviço ao Santo Padre e à Igreja, como Prefeito da Congregação para o Clero, à qual está confiada a catequese, o Cardeal Hummes quis enviar sua saudação cordial e fraterna aos catequistas do mundo, pedindo que Deus, bom e grande no amor, rico em misericórdia, os abençoe de modo muito especial.
Em sua mensagem, o Cardeal Cláudio Hummes deseja, antes de tudo, comunicar aos catequistas seu apreço pelo serviço eclesial que prestam, de modo incansável, na educação da fé católica de muitos catecúmenos e batizados.
O Prefeito da Congregação para o Clero assegura seu carinho aos irmãos e irmãs, comprometidos no bom combate pela fé, que, muitas vezes, requer tantos sacrifícios heróicos, aos quais os catequistas respondem com alegria e perseverança.
Na fidelidade a Deus e ao homem, o Cardeal afirmou que os catequistas continuam sendo, para suas comunidades paroquiais, uma verdadeira riqueza e autênticos sinais promissores. Por isso, Dom Cláudio Hummes exorta os catequistas, espalhados pelo mundo inteiro, a continuarem demonstrando paixão e dedicação ao serviço que prestam como educadores e testemunhas da verdade, que transmitem, integral e fielmente, aos homens do nosso tempo.
O Cardeal convida os catequistas a serem capazes de fortalecer a sua fé, mediante a oração, a formação e a caridade; a serem sempre alegres e diligentes, para que, através de sua obra, seja dada glória a Deus.
Enfim, o Cardeal Hummes os exorta a rezar e a cultivar, com confiança, uma relação de amor, de dedicação, de escuta e de silêncio com o Senhor. Num mundo, quase sem esperança, e vítima da violência e do egoísmo, todo gesto, sorriso e palavra de um catequista é testemunho vivo de que o amor de Deus é possível!
Dom Cláudio Hummes chama, por fim, a atenção dos catequistas a redescobrirem as raízes profundas do seu testemunho e a nutrirem seu serviço catequético com o alimento dos fortes, ou seja, com a Eucaristia.
Enfim, o Prefeito da Congregação para o Clero encoraja os Catequistas do mundo a revelarem o rosto de Cristo a todos os que encontram, na gratidão e na fidelidade de seu serviço; a serem evangelizadores alegres, animados e pacientes; a serem ministros do Evangelho, cuja vida irradia o fervor a alegria de Cristo.