Comentário do Padre Raniero Cantalamessa, ofmcap., Pregador da Casa Pontifícia, sobre a liturgia deste domingo, XXIX do tempo comum
XXIX Domingo do tempo comum [C]
Êxodo 17, 8-13a; 2 Timóteo 3, 14-4, 2; Lucas 18, 1-8
Propôs-lhes uma parábola sobre a necessidade de orar
O evangelho [dominical] começa assim: "Jesus propôs-lhes uma parábola para mostrar que é necessário orar sem jamais deixar de fazê-lo". A parábola é a do juiz iníquo. À pergunta: "Quantas vezes é preciso orar?", Jesus responde: sempre! A oração, como o amor, não suporta o cálculo das vezes. Deve-se perguntar talvez quantas vezes ao dia uma mãe ama seu filho, ou um amigo a seu amigo? Pode-se amar com grandes diferenças de consciência, mas não a intervalos mais ou menos regulares. Assim também é a oração.
Este ideal de oração contínua se levou a cabo, em diversas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A espiritualidade oriental a praticou com a chamada oração de Jesus: "Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim". O Ocidente formulou o princípio de uma oração contínua, mas de forma mais dúctil, tanto como para poder ser proposta a todos, não só àqueles que fazem profissão explícita de vida monástica. Santo Agostinho diz que a essência da oração é o desejo. Se o desejo é de Deus contínuo, contínua é também a oração; se faltar o desejo interior, pode-se gritar o quanto for; para Deus, estaremos mudos. Este desejo secreto de Deus, feito de lembrança, de necessidade de infinito, de nostalgia de Deus, pode permanecer vivo inclusive enquanto se está obrigado a realizar outras coisas: 'Orar longamente não equivale a estar muito tempo de joelhos ou com as mãos unidas ou dizendo muitas palavras. Consiste mais em suscitar um contínuo e devoto impulso do coração para Aquele a quem invocamos'".
Jesus nos deu, em primeira pessoa, o exemplo da oração incessante. Dele se diz nos evangelhos que orava de dia, ao cair da tarde, pela manhã, e que passava às vezes toda a noite em oração. A oração era o tecido conectivo de toda sua vida.
Mas o exemplo de Cristo nos diz também outra coisa importante. É ilusório pensar que se pode orar sempre, fazer da oração uma espécie de respiração constante da alma inclusive em meio às atividades cotidianas, se não reservamos também tempos fixos nos quais se espera pela oração, livres de qualquer outra preocupação. Aquele Jesus a quem vemos orar sempre é o mesmo que, como todo judeu de seu tempo, três vezes por dia – ao sair o sol, na tarde, durante os sacrifícios do templo, e no pôr-do-sol – parava, se orientava para o templo de Jerusalém e recitava as orações rituais, entre elas o Shema Israel, Escuta Israel. No Sábado Ele também participa, com os discípulos, do culto da sinagoga, e vários episódios evangélicos acontecem precisamente neste contexto.
A Igreja igualmente fixou, pode-se dizer que desde o primeiro momento de vida, um dia especial para dedicar ao culto e à oração, o domingo. Todos sabemos em que se converteu, lamentavelmente, o domingo em nossa sociedade; o esporte, em particular o futebol, de ser um fator de entretenimento e lazer, se transformou em algo que com freqüência envenena o domingo… Devemos fazer o possível para que este dia volte a ser, como estava na intenção de Deus ao mandar o descanso festivo, uma jornada de serena alegria que consolida nossa comunhão com Deus e entre nós, na família e na sociedade.
É um estímulo para nós, cristãos modernos, recordar as palavras que os mártires Saturnino e seus companheiros dirigiram, no ano 305, ao juiz romano que havia mandado prendê-los por ter participado na reunião dominical: "O cristão não pode viver sem a Eucaristia dominical. Não sabias que o cristão existe para a Eucaristia e a Eucaristia para o cristão?".