Novo Cardeal

"Somos colaboradores do Papa em sua missão", diz Dom Odilo

Na manhã desta quarta-feira, dia 17, Dom Odilo Pedro Scherer, nomeado Cardeal da Arquidiocese de São Paulo pelo papa Bento XVI, concedeu uma entrevista à Canção Nova falando sobre o novo título e sua missão na Igreja.

1 – Dom Odilo, a Igreja do Brasil e do mundo se alegra com o anúncio de que o senhor será o mais novo cardeal. Como o senhor recebeu esta notícia?

Dom Odilo – Eu recebi esta notícia com muita emoção, há alguns dias o senhor Núncio Apostólico me telefonou e me comunicou justamente a notícia de que hoje estaria sendo publicada. Naturalmente, recebi também com serenidade, porque a gente se colocou a serviço da Igreja, a serviço de Deus. Então, seja para o que for, a gente está disponível.

.: Ouça a entrevista
.: Vídeo: Primeiro cardeais nomeados por Bento XVI

2- O que são os cardeais? Por que a Igreja precisa deles?

Dom Odilo – São colaboradores do Papa, em missões especiais que o Papa quer confiar a eles, quer no serviço mais estreito, lá na Cúria Romana, em Roma, no governo mundial da Igreja, quer para alguma função mais específica que o Papa queira confiar a algum cardeal. Mas pode se dizer que os cardeais são os conselheiros mais próximos do Papa, e os colaboradores mais estreitos do Papa na sua missão, enquanto o Papa vive. Eles não tem um grau a mais no ministério, eles são Bispos, como os demais Bispos, não são mais Bispos do que os outros. Claro que não. Porém, enquanto tais, eles são colaboradores estreitos do Papa, na missão do Papa. Por outro lado, é claro que uma das funções principais dos cardeais, do colégio dos cardeais é proceder a eleição do novo Papa. Se o Papa vem a faltar, então compete aos cardeais eleger o novo Papa.

3 – Como o senhor entende sua elevação a esta dignidade? O senhor é o cardeal mais jovem em idade?

Dom Odilo – Se eu sou o mais jovem eu não sei, eu não tive ainda esta informação, de toda maneira, para mim as coisas vem acontecendo bem rapidamente tudo neste ano, apenas em março fui nomeado para arcebispo de são Paulo e tomei posse no final de abril. Em seguida tivemos tantos acontecimentos inclusive a visita do Papa. Logo em seguida minha nomeação paara arcebispo de São Paulo, e agora também já a nomeação como cardeal, neste mesmo ano. Porém a arquidiocese de São Paulo evidentemente sempre teve um Cardeal desde o Cardeal Mota, de toda maneira a arquidiocese estava esperando a nomeação cardinalícia, sempre uma decisão pessoal do Papa. Mas a arquidiocese de São Paulo esperava ter um novo Cardeal depois da transferência do Cardeal dom cláudio para Roma. Então eu fico muito feliz, fico feliz por São Paulo e eu espero que isso possa ajudar ainda mais a realizar meu trabalho aqui na arquidiocese

5 – Externamente mudam-se as vestes e aumenta-se o respeito do povo e das autoridades, mas interiormente, que sentimentos e propósitos tomam conta do senhor?

Dom Odilo – Evidentemente que na consideração do povo alguma coisa muda quando se trata de um Cardeal. Mas é sempre um Bispo, e tem a missão do Bispo. Por isso, nesse sentido muda de fato muito pouco no exercício do ministério. Não recebemos maiores poderes ou delegações e funções, são as mesmas de antes em relação a cuidar bem da missão confiada a mim aqui na arquidiocese de São Paulo. Interiormente, claro que, aumenta em mim o senso da responsabilidade eclesial. Com isso, a gente é chamado pelo Papa a uma responsabilidade ainda maior em relação ao bem da Igreja não só em São Paulo, mas em todo o mundo.

7 – Muito obrigado, receba nossa saudação afetuosa, conte com as orações da Comunidade Canção Nova e de todo o povo brasileiro. Por favor deixe-nos uma mensagem.

Dom Odilo – Deus abençoe a todos os colaboradores da Comunidade Canção Nova. Deus abençoe a toda a comunidade e que o trabalho de vocês possa contribuir muito para a realização da missão que hoje a Igreja espera de todos nós e que em São Paulo é tão importante. Por isso, nós devemos, com nosso trabalho, nosso testemunho, na humildade do nosso coração e ao mesmo tempo na certeza da missão que Deus nos confere, ser sinal de Deus, testemunhas de Deus nessa grande cidade ou em qualquer lugar que nós estivermos para que o povo possa ter a certeza de que Deus está próximo e não esquece do seu povo. De que Deus é uma presença amiga, uma presença misericordiosa na vida de cada pessoa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo