O objetivo é promover a leitura. Promover a leitura para um público especial: as crianças e os adolescentes. "Mas os pais, os avós, todos têm de ler para incentivar a criança a ter o hábito da leitura porque elas estão sempre procurando referências e este é um excelente momento para promover a leitura", explica o coordenador do Corredor Literário, José Luiz Goldfarb.
O terceiro Corredor Literário, que acontece na avenida Paulista, e termina este domingo, 14 de outubro. Ao todo, serão cerca de 150 atividades culturais gratuitas, entre debates, performances, rodas de poesia, apresentações teatrais e exibição de filmes.
Os organizadores estimam o evento vai atrair um público de cerca de 100 mil visitantes. Esse número supera o registrado nas edições anteriores (40 mil em 2005 e 60 mil em 2006).
Uma feira de livros foi montada no saguão de exposições do prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), onde haverá a venda de títulos a preços promocionais com descontos que chegam até 30%.
Também será realizada uma campanha de arrecadação de livros e revistas. Para participar, o interessado pode enviar um e-mail para corredor@corredorliterario.com.br. Os organizadores prometem providenciar a coleta. "Vamos levar estes livros para os bairros mais afastados onde o acesso a bibliotecas é muito difícil. Afinal, todos tem o direito de ter um livro para ler!", acrescenta Goldfarb.
O Corredor Literário é uma iniciativa da Associação Paulista Viva e da Secretaria de Estado da Cultura, com realização da ONG Abaçaí Cultura e Arte e apoio da Prefeitura de São Paulo. O site do evento (www.corredorliterario.com.br) traz a programação completa.