"Todo o povo da Arquidiocese de São Paulo deve participar, no próximo domingo, dia 7 de outubro, da celebração do jubileu de ouro sacerdotal de Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de São Salvador da Bahia e cardeal arcebispo primaz do Brasil, na Catedral Metropolitana, na praça da Sé, às 15h", convidou Dom Odilo Scherer.
Além da Missa, outra homenagem acontecerá na segunda- feira, dia 8. Dom Geraldo receberá o título doutor honoris causa pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, onde foi aluno, professor e diretor.
"No contexto do centenário de criação da Arquidiocese de São Paulo, queremos recordar o clero que trabalhou e trabalha nesta Igreja particular. Nesses 100 anos foram muitos os padres que se destacaram pelo serviço prestado na Arquidiocese e também fora dela", afirmou Dom Odilo.
Dom Geraldo foi padre em São Paulo, cônego e diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, além de coordenador de pastoral da Arquidiocese. Em 1978, foi nomeado bispo para Toledo, no Paraná.
"Dom Geraldo foi meu bispo em Toledo durante quase 5 anos. Ele é um grande bispo. Me inspirou bastante na maneira de ser padre e agora na maneira de exercer o meu ministério episcopal", lembrou Dom Odilo.
Após exercer durante algum tempo a função de arcebispo de Londrina (PR), Dom Geraldo foi trabalhar em Roma como secretário da Congregação para o Culto Divino. Em 1998, foi nomeado arcebispo de São Salvador da Bahia e, em 2003, eleito presidente da CNBB, cargo que ocupou até o início deste ano.